Alunos

Doutorado

Julia Galanakis Arata

Formação: Graduada em Ciências Biológicas – Bacharelado pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar campus Sorocaba (2016), possui Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP) (2021). Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular (EPM/UNIFESP). Tem experiência na área de Biologia Molecular estudando o sistema calicreína-cininas plasmático.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7696420249766879

Clarissa Azevedo Bittencourt

Formação: Graduação em Ciências Biológicas – Modalidade Médica pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/EPM (2016) e Mestrado em Ciências (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/EPM (2019). Doutorado em andamento em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) (Conceito CAPES 7).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6475256598464720

Maryana Mara Marins

Formação: Doutoranda e Mestre em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo. Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista. Atualmente é colaboradora do Centro de Pesquisa e Diagnóstico Molecular de Doenças Genéticas – Laboratório JB Pesquero. Tem experiência nas áreas de Biologia Molecular, Bioquímica e Genética de Doenças Raras.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1626371860783907

Fernanda Maria Serafim Casimiro

Formação: Possui graduação em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica. Realizou iniciação científica por um ano e meio na área de proteômica e peptidômica por análise em espectrometro de massas. Apresentou o trabalho intitulado “Purificação, ensaios de afinidade e sequenciamento de IGGs contra toxinas de serpentes” no primeiro e no segundo Congresso Acadêmico (PIBIC – Unifesp). Finalizou seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Relação entre os haplótipos G1 e G2 no gene APOL1 e a Doença Renal Crônica em Crianças” na área de Biologia Molecular, no departamento de Biofísica. Atualmente faz doutorado em Biologia Molecular na Unifesp, trabalhando com metodologia in vitro no mecanismo da recidiva de glomeruloesclerose segmentar e focal. Participou de apresentações orais e pôsteres em congressos nacionais e internacionais. Possui participação em grupos de pesquisa como a Rede Brasileira de Síndrome Nefrótica na Infância – REBRASNI

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5756089105853152

Caio Perez Gomes

 

Formação: Possui graduação em Biomedicina – Bacharel pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2009). Experiência profissional em laboratório de análises clínicas e microbiológica de alimentos fármacos e cosméticos. Experiência em boas práticas laboratoriais, boas praticas de produção e manipulação de alimentos (2009 – 2010). Mestre em ciências pela Universidade Federal de São Paulo no departamento de obstetrícia (2013), no qual o foco foi a imunologia da gestação, possuo experiência em técnicas como ELISA, Cultura de células, Citometria de fluxo e PCR. Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (2019), experiência adquirida em sequenciamento genético e espectrometria de massas.

Jessica Lais de Oliveira Branquinho

Formação: Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário São Camilo em 2014. Mestre (2017) e Doutora (2022) em Ciências Biológicas pelo Programa de Pós Graduação em Biologia Molecular da Universidade Federal de São (UNIFESP). Experiência na área de Biologia Molecular e Celular, com foco em metabolismo, fisiologia e genética. Atua no estudo do tecido adiposo e termogênese para regulação do balanço energético, mas também participa de diversos outros projetos multidisciplinares com foco em genética.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1677396914651906

Pós Doutorado

Raquel Leão Neves

Formação: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (2007- 2010), mestrado em Biologia Química pela Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema (2011 – 2013) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (09/2013 – 02/2018). Pós-doutora no Centro de Pesquisa e Diagnóstico Molecular de Doenças Genéticas, Departamento Biofísica, Universidade Federal de São Paulo (Campus São Paulo).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4426753884052758

Priscila Nicolicht de Amorim

Formação: Doutora em ciências biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mestrado em ciências biológicas (Biologia Molecular) pela UNIFESP (2016) e graduação em Biomedicina pela Universidade José do Rosário Vellano (2013). Tem experiência nas áreas de Bioquímica (Biologia Molecular e Genética humana), com foco no estudo celular e molecular de erros inatos do metabolismo e doenças genéticas de acúmulo lisossomal, técnicas de cultura celular (linhagem e primária), cultura 2D e 3D bioimpressa, barreira hematoencefálica, microscopia confocal, bem como tenho experiência em diversas técnicas de genética e biologia molecular.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2045104800186586

 

Patricia Varela Calais

Formação: Possui doutorado em ciências biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mestrado em Ciências pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica – UNIFESP (2013) e graduação em Biomedicina (UNISA – 2009). Tem experiência nas áreas de Bioquímica (Biologia Molecular e Genética humana), com foco no estudo celular e molecular de erros inatos do metabolismo e transtornos psiquiátricos causados por doenças genéticas de acúmulo lisossomal (ênfase na doença de Fabry). Foi pesquisadora visitante no Trinity Institute for Neuroscience – Trinity College of Dublin – Irlanda (2022). Desde de 2018 é pesquisadora associada da Rede Brasileira de Síndrome Nefrótica na Infância (REBRASNI). Atualmente é pos-doutoranda no McKusick-Nathans Department of Genetic Medicine – Johns Hopkins University School of Medicine (USA) e no Centro de Pesquisas e Diagnóstico Molecular de Doenças Genéticas – UNIFESP.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1816388063402796

Lauro Thiago Turaça

Possui bacharelado em Biomedicina pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2009). Possui mestrado (2011) e doutorado (2018) pela UNIFESP pelo programa de Biologia Molecular e orientação do prof. João Bosco Pesquero. Atualmente é pos doutorando na universidade da California – San Diego no laboratório do prof. Alysson R. Muotri – Dept. of Pediatrics & Cellular Molecular Medicine | Faculdade de Medicina da UCSD – Sanford Consortium I. Trabalhou por 12 anos na Universidade Federal de São Paulo com doenças genéticas envolvendo doenças de depósito lisossomal e obesidade por deficiência de leptina. Também desenvolveu um tratamento com estruturas 3D de tecido adiposo que foi capaz de reverter com terapia celular, a obesidade em camundongos obesos com deficiência de leptina. Durante 6 anos trabalhou no Instituto do coração (INCOR) com o desenvolvimento de cardiomiócitos derivados de hiPSC, análise eletrofisiológica e terapia celular em animais infartados. Atualmente, como pós-doutorado trabalha com neurônios derivados de células-tronco reprogramadas como modelos para uma melhor compreensão do desenvolvimento do autismo. Para isso, está produzindo minicérebros portadores de mutações no gene FOXG1. Dentro da modelagem in vitro do autismo, está padronizando dados eletrofisiológicos de neurônios, assinaturas moleculares por meio de RNAseq Single Cell, correção de mutações usando CRISPR e triagem de drogas para identificar possíveis reversões fenotípicas. Tem experiência com células tronco pluripotentes induzidas (IPS), organóides, drug screen, doenças genéticas, CRISPR e terapia celular.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8647693028356375